31 de out. de 2011

Formação Continuada: O uso do material concreto no contexto escolar

A Prefeitura Municipal de Brejinho e a Secretaria Municipal de Educação realizaram no dia 26 de setembro de 2011 mais uma formação continuada para os professores do Ensino Fundamental I e II. Desta vez, os formadores enfatizaram no Ensino Fundamental I a importância do trabalho com o material co0ncreto em sala de aula. Na ocasião os professores tiveram a oportunidade de receberem orientações sobre como tornar o ensino da matemática mais dinâmico e prazeroso utilizando o material concreto disponível em sala de aula.
Inicialmente, a Secretária Municipal de Educação - Marta Cristina fez a abertura da reunião agradecendo a todos pela presença e empenho no trabalho desenvolvido nas instituições escolares do município de brejinho.

Prosseguindo, foi apresentada uma mensagem referente à beleza da matemática e suas funcionalidades na vida cotidiana e escolar, complementado por esclarecimentos sobre a utilização do conhecimento matemático em geral para a resolução de situações do nosso dia a dia.

Seguindo a agenda programada foram apresentados aos presentes a história do material dourado, com destaque à sua criadora "Maria Montessori". A seguir os professores foram informados sobre a importância de se trabalhar com situações - problemas que desafiem os alunos, sendo estes pontos de partida para introdução dos conteúdos. Logo depois, houve orientação sobre como proceder para utilizar o material na montagem e efetuação de operações envolvendo adição e subtração de números decimais, utilizando o material dourado e o QVL (Quadro-valor-lugar).

Após estas orientações os professores receberam informações importantes sobre como proceder no uso dos blocos lógicos em sala de aula e sua influencia no aprendizado das formas geométricas, noções de espessura, cor e tamanho.
Logo depois o Tangran foi o  apresentado através de uma dinâmica realizada pela formadora. A mesma orientou os presentes sobre a riqueza do trabalho com este material e como ele pode ajudar a desenvolver o raciocínio e o aprendizado do aluno.

A tabuada foi o material a ser apresentado subsequentemente. Neste momento, foram sugeridas novas formas de abordagem e trabalho com a tabuada em sala de aula e como incentivar o aluno a compreendê-la de maneira lúdica e interessante.

O último material apresentado foi o ábaco que foi apresentado de modo a contribuir para a compreensão correta da composição e decomposição dos números, a partir da exploração das quatro operações fundamentais. Exemplos práticos de uso deste material em sala de aula foram apresentados para os presentes que perceberam a importância do trabalho com material concreto em sala de aula.

Finalizando esta formação Houve o sorteio e divisão de equipes para a realização de oficinas sobre os temas apresentados no decorrer da formação. De forma clara e segura, os professores e professoras apresentaram a todos novas formas de trabalho com o material concreto em sala de aula. As contribuições e experiências foram bastante significativas para a prática educativa e para a melhoria da qualidade da educação oferecida aos nossos alunos.

Secretária Municipal de Educação: Marta Cristina
Prefeito municipal: José Vanderlei da Silva

Foto

Nenhum comentário: